The influence of stress factors on the attention levels of nursing professionals

Autores/as

  • Andrea Zavalis Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Lucia Alves Marques Vianna Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Luciane de Souza Velasque Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Vivian Schutz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Daniel Aragão Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3375-3387

Palabras clave:

Atenção, Estresse psicológico, Cuidados de enfermagem

Resumen

Objetivos: Identificar, segundo a referência dos profissionais de enfermagem, quais fatores estressores têm a maior influência no processo de atenção; e analisar, quais geram maior impacto no desenvolvimento das atividades de cuidado. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, correlacional descritivo onde foram descritas as relações entre o estresse, atenção e assistência de enfermagem. Resultados: Avaliados 50 profissionais de enfermagem, dentre eles 54% (n=27) afirmaram que os fatores estressores interferem nos níveis de atenção destinados pelos profissionais de enfermagem na execução de suas tarefas assistenciais. Destes, 55% (n=15) evidenciam que os fatores estressores relativos ao ambiente de trabalho são os que mais interferem nos níveis de atenção, seguidos de fatores estressores classificados como biológicos (n=10) e psicológicos (n=02). Conclusão: Fatores estressores relacionados ao ambiente tiveram a maior influencia na atenção e possivelmente são os que mais interferem na qualidade da assistência prestada aos clientes.

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Publicado

2015-10-01

Cómo citar

1.
Zavalis A, Vianna LAM, Velasque L de S, Schutz V, Machado DA. The influence of stress factors on the attention levels of nursing professionals. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de octubre de 2015 [citado 22 de diciembre de 2024];7(4):3375-87. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4523

Número

Sección

Artículo original

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