THE TEACHING OF ELDER-NURSING CONSULTATION IN THE CONTEXT OF PUBLIC HEALTH:

Autores/as

  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Miriam Marinho Chrisostimo Universidade Federal Fluminense
  • Marcelle Nolasco Gomes Rodrigues Universidade Federal Fluminense
  • Selma Petra Sá Universidade Federal Fluminense
  • Mirian da Costa Lindolpho Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i1.%25p

Palabras clave:

Ensino, Internato e Residência, consulta de enfermagem

Resumen

Objetivo: descrever a vivência do residente junto aos alunos de graduação em enfermagem no ensino/orientação da consulta.O presente relato trata da experiência vivida pelos residentes de Enfermagem do Curso de Especialização em Saúde Coletiva nos Moldes de Residência da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, durante a permanência no campo de atuação no programa interdisciplinar de geriatria e gerontologia da universidade junto aos alunos de graduação em enfermagem desta escola. Os graduandos têm como campo de estágio o laboratório de práticas em enfermagem do Programa, onde são realizadas consultas de enfermagem ambulatorial e domiciliar com o paciente idoso e seus cuidadores. Neste campo os alunos sempre estiveram sob a atenção contínua dos professores, no entanto, com a inserção do residente de enfermagem no programa, o perfil da supervisão dos discentes sofreu algumas alterações, pois começaram a ser supervisionados também pelo residente. Conclusão:Tal modificação trouxe liberdade na troca de conhecimento e na relação com o cliente para o estudante de graduação em enfermagem durante a realização da ação intencional do enfermeiro, consulta de enfermagem, e para o residente, mostrou ser uma experiência inovadora pelo fato da inter-relação entre o ensino, residente e acadêmico, na presença do cliente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ; Professora Adjunto da EEAAC/UFF

Miriam Marinho Chrisostimo, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação pela UNIVERSO, Professora do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da EEAAC/UFF

Marcelle Nolasco Gomes Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

REsidente em Enfermagem em Saúde Coletiva pela EEAAC/UFF

Selma Petra Sá, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem, Professora titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da EEAAC/UFF

Mirian da Costa Lindolpho, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Enfermagem, Professora do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da EEAAC/UFF

Publicado

2010-03-03

Cómo citar

1.
Valente GSC, Chrisostimo MM, Gomes Rodrigues MN, Sá SP, Lindolpho M da C. THE TEACHING OF ELDER-NURSING CONSULTATION IN THE CONTEXT OF PUBLIC HEALTH:. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3 de marzo de 2010 [citado 22 de julio de 2024];2(1). Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/492

Número

Sección

Experience Report

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Plum Analytics