Health education shares in the context of chronic diseases: integrative review / Ações de educação em saúde no contexto das doenças crônicas: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.260-267Palabras clave:
Doença Crônica, Educação em Saúde, Informação de Saúde ao ConsumidorResumen
Objetivo: analisar estudos desenvolvidos sobre ações educativas em saúde no contexto das doenças crônicas. Método: revisão integrativa da literatura de artigos publicados no período de 2008 a 2014 nas bases de dados MEDLINE, SCIELO, IBECS e BDENF. Os descritores utilizados para busca dos artigos foram: doença crônica e educação em saúde. Foram encontrados vinte artigos disponíveis na íntegra. Resultados: verificou-se que a maioria dos estudos são pesquisas de intervenção desenvolvidas por enfermeiros. A análise possibilitou identificação de uma diversidade de metodologias de educação em saúde desenvolvidas junto a pessoas com doenças crônicas evidenciando experiências positivas para o controle das mesmas. Conclusão: a revisão possibilita aos profissionais de saúde o conhecimento e prática de metodologias aplicadas que podem servir como base para o ensino, pesquisa e extensão junto aos usuários. Destaca-se a necessidade de intensificação de estudos nacionais sobre a temática.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.