CHILDREN WITH HEALTH SPECIAL NEEDS AND HIS CARE DEMANDS

Autores/as

  • Fernanda Garcia Bezerra Góes IPPMG/UFRJ; UNIPLI
  • Ivone Evangelista Cabral EEAN/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i2.%25p

Palabras clave:

Criança, Enfermagem Pediátrica, Educação em saúde.

Resumen

Objetivo: caracterizar o perfil de crianças com necessidades especiais de saúde e analisar suas demandas de cuidado após a alta de um Hospital Pediátrico no Município do Rio de Janeiro. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo, de natureza exploratória e descritiva. A amostra se constituiu de 23 crianças que atendiam aos critérios de elegibilidade do estudo. Resultados: construiu-se o perfil de saúde dessas crianças, que revelou que as mesmas sofrem sucessivas e longas internações, o que somado a gravidade de cada situação, interferem no seu crescimento e desenvolvimento, bem como podem potencializar suas necessidades especiais. Conclusão: Encontramos crianças dependentes de medicamentos, de cuidados tecnológicos e crianças com outras demandas cuidados típicas do desenvolvimento e das atividades de vida diárias com necessidades de adaptações. As implicações para o cuidar de enfermagem envolvem a reordenação de programas de educação em saúde com os familiares dessas crianças, através de uma oferta de cuidados domiciliares com segurança, efetividade e consciência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Garcia Bezerra Góes, IPPMG/UFRJ; UNIPLI

Ivone Evangelista Cabral, EEAN/UFRJ

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Pesquisadora do CNPQ.

Publicado

2010-05-18

Cómo citar

1.
Góes FGB, Cabral IE. CHILDREN WITH HEALTH SPECIAL NEEDS AND HIS CARE DEMANDS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 18 de mayo de 2010 [citado 22 de noviembre de 2024];2(2). Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/579

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics