Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”

Autores/as

  • Taciana Jacinto de Almeida FACEX RN
  • Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador UFRN
  • Kisna Yasmin Andrade Alves UFRN
  • Isabel Cristina Amaral de Sousa FACEX RN

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i5.122-130

Palabras clave:

Educação em Saúde. Enfermagem. Enfermagem em Saúde Pública.

Resumen

Objetivo: Descrever um relato de práticas lúdicas de educação em saúde do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes” do Curso de Enfermagem da FACEX. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das práticas de educação em saúde fomentadas por discentes e docentes do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes”, o qual consiste em um estudo do tipo pesquisa-ação, na modalidade de intervenção coletiva. Resultados: Para a descrição sistemática das práticas desenvolvidas pelos “Enfermeiros Luminescentes”, os resultados estão organizados em três pilares: 1) educando por meio do teatro; 2) educando por meio de contos encantados; e 3) educando em consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CD) humanescentes. Conclusão: As atividades lúdicas devem continuar auxiliando a enfermagem na perpetuação de novas ideias e assistência inovadora, (re)direcionando os profissionais a um novo olhar para os sujeitos, entendendo-os e resgatando a luminescência e a humanescência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taciana Jacinto de Almeida, FACEX RN

Enfermeira. Pós graduanda da Especialização em Saúde Coletiva com Enfoque na Estratégia de Saúde da Família pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX RN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, UFRN

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem (LABTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Kisna Yasmin Andrade Alves, UFRN

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem (LABTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Isabel Cristina Amaral de Sousa, FACEX RN

Enfermeira. Doutoranda em Educação e Corporeidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Coordenadora e docente do Curso de Enfermagem da FACEX/RN.

Publicado

2013-11-06

Cómo citar

1.
Jacinto de Almeida T, Candido de Oliveira Salvador PT, Andrade Alves KY, Amaral de Sousa IC. Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 6 de noviembre de 2013 [citado 23 de noviembre de 2024];5(5):122-30. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642

Número

Sección

Experience Report

Plum Analytics