Clinical care nursing in mental health: reflections on a practice nurse

Autores/as

  • Arisa Nara Saldanha de Almeida Universidade Estadual do Ceará
  • Rúbia Mara Maia Feitosa Universidade Estadual do Ceará
  • Emilie Fonteles Boesmans Universidade Estadual do Ceará
  • Lia Carneiro Silveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.213-231

Palabras clave:

Enfermagem, Cuidado, Saúde Mental

Resumen

 

Objetivo: Compreender a concepção de sujeito pelos enfermeiros que atuam no CAPS e sua articulação com o cuidado clínico de enfermagem aos pacientes em sofrimento psíquico. Métodos: Trabalho resultado da oficina com 17 enfermeiros que atuam no Centro de Atenção Psicossocial.  Resultados: Mediante análise das falas dos enfermeiros na oficina, chegamos à elaboração das seguintes categorias: De que sujeito se trata? Sujeito e Escuta e a Escuta de quem cuida. A oficina permitiu que os enfermeiros se aproximassem de outros referenciais teóricos e metodológicos que conceituam o sujeito para além do cartesiano como, por exemplo, o referencial da psicanálise, possibilitando que o enfermeiro reconheça que o processo de cuidar é complexo e demanda ações pautadas na singularidade de cada sujeito. Conclusão: A psicanálise surge como ferramenta teórica que pode contribuir com o enfermeiro nessa empreitada, construindo um espaço de escuta, cujo saber é suposto ao sujeito que fala.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Arisa Nara Saldanha de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestre do Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE). Membro do Laboratório da Clínica do Sujeito: saber, saúde e laço social. Docente da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). Endereço para correspondência: Rua Crisanto Arruda, nº 740, Passaré. CEP: 60861760; Fortaleza-CE. 

Rúbia Mara Maia Feitosa, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Docente da Universidade Potiguar (UNP), Campus Mossoró. Membro do Laboratório da Clínica do Sujeito: saber, saúde e laço social..

 

Emilie Fonteles Boesmans, Universidade Estadual do Ceará

Psicóloga. Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). ). Membro do Laboratório da Clínica do Sujeito: saber, saúde e laço social.

Lia Carneiro Silveira, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Psicanalista do Fórum do Campo Lacaniano em Fortaleza – Ceará. Docente do Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE). Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório da Clínica do Sujeito: saber, saúde e laço social. 

Publicado

2014-01-03

Cómo citar

1.
Almeida ANS de, Feitosa RMM, Boesmans EF, Silveira LC. Clinical care nursing in mental health: reflections on a practice nurse. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3 de enero de 2014 [citado 23 de noviembre de 2024];6(1):213-31. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2819

Número

Sección

Artículo original

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Plum Analytics