Educational practices in health with families of children with special health nedds: integrative review / Práticas educativas em saúde junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Família, Saúde da Criança

Resumo

Objetivos: identificar a produção científica sobre práticas educativas em saúde junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde. Métodos: revisão integrativa da literatura desenvolvida em cinco recursos informacionais nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. Resultados: incluíram-se nove artigos na síntese qualitativa, dentre os quais a maioria foi nacional, com delineamento metodológico descritivo e com nível VI de evidência. As práticas educativas em saúde encontradas foram: atividades grupais como rodas de conversa e grupos de diálogo, tecnologias educacionais em formato de cartilha, além de práticas integrativas como massagem e atividades musicais. Considerações Finais: a literatura científica sobre a adoção de práticas educativas em saúde que auxiliem o cuidado domiciliar às crianças  com  necessidades  especiais  e  suas famílias ainda é limitada, indicando-se a necessidade de produções que potencializem esta modalidade de assistência. Assim, sugere-se o desenvolvimento de novas pesquisas e desenvolvimento de tecnologias educacionais voltadas para essa temática.

 

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Biografia do Autor

Fernanda Priscila Mello Almeida da Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Enfermagem na Universidade Federal Fluminense. Enfermeira Rotina do Serviço de Pediatria do Hospital Universitário Antônio Pedro, Niterói- Rio de Janeiro - Brasil.

Liliane Faria da Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

Fernanda Garcia Bezerra Góes, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras - Rio de Janeiro -Brasil

Michelle Darezzo Rodrigues Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Vila Isabel - Rio de Janeiro - Brasil

Sandra Teixeira de Araújo Pacheco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Vila Isabel - Rio de Janeiro-Brasil.

Beatriz Dias Fernandes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, Niterói - Rio de Janeiro - Brasil.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

1.
Silva FPMA da, Silva LF da, Góes FGB, Nunes MDR, Pacheco ST de A, Fernandes BD. Educational practices in health with families of children with special health nedds: integrative review / Práticas educativas em saúde junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25º de julho de 2022 [citado 19º de dezembro de 2024];14:e-11222. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11222

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura