Sobre a Revista

A Revista M. é um periódico acadêmico temático de publicação semestral, on-line e de acesso aberto, vinculada ao Grupo de Pesquisas Imagens da Morte e do Morrer na Ibero-América – sediado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e credenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sua missão é divulgar amplamente a produção científica nacional e internacional sobre a temática da morte, tornando-se um periódico de referência para os interessados nas diferentes formas de conhecimento produzido sobre a finitude, com enfoques e perspectivas os mais variados possíveis, abordando diferentes sujeitos em torno do morrer, assim como a diversidade das práticas e concepções ligadas à morte humana nas mais diferentes ambientações, culturas e épocas.

É financiada e produzida pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), por meio de verba da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao governo federal do Brasil, e conta com a parceria latino-americana da Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (UAEH) / México e de outras instituições, associações e grupos de pesquisa do Brasil e da Argentina. Tem contado com a colaboração de autores, editores, membros do conselho editorial e do conselho consultivo, além de pareceristas, de diferentes países, com destaques para os ibero-americanos.

Publica artigos originais e inéditos, escritos preferencialmente por doutores, que não estejam sendo avaliador por outro periódico, provenientes de áreas das ciências sociais e humanidades ou na interface com elas. Aceita submissão de textos em português, espanhol, inglês e francês e recebe colaborações em fluxo contínuo, exclusivamente on-line, através do acesso ao programa de SUBMISSÃO, disponível no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO): http://seer.unirio.br/revistam/about/submissions.

Notícias

Edição Atual

v. 9 n. 18 (2024): Dossiê 18: Morte aparente e os fins últimos do corpo (séculos XVIII e XIX)
Publicado: 2024-06-30
Ver Todas as Edições

A Revista M. nas Redes Sociais

Para além das publicações no site oficial do periódico, a Revista M. divulga o conteúdo dos artigos que integram seu acervo por intermédio de diversas redes sociais, como Facebook, Instagram e Youtube. Visite nossos perfis no Instagram (Revista M. (@revista_m_oficial ), no Facebook (https://www.facebook.com/revistam.unirio/), e no YouTube (https://www.youtube.com/@revistam.estudossobreamort5839). A inserção de nosso periódico nas redes sociais tem contribuído para a circulação do conteúdo dos artigos aí veiculados, para a divulgação de pesquisas e de análises em torno das distintas atitudes sociais em face da morte, dos mortos e do morrer no Brasil e em outros países. Ao abordar tal temática, o periódico ilumina e atribui relevância aos articulistas dedicados a investigar a morte, além de estimular a leitura e o compartilhamento de conhecimentos inter e multidisciplinares sobre a finitude ao longo de nossa História.