Walter Fernandes' trajectory in the academic center of Alfredo Pinto Nursing School (1968-1971) / Trajetória de Walter Fernandes no centro acadêmico da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (1968-71)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8830

Keywords:

História da Enfermagem, Enfermagem, Estudante, Ativismo político, Liderança.

Abstract

Objetivo: Analisar a trajetória acadêmica de Walter Fernandes enquanto ativista do movimento estudantil na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Método: estudo descritivo, do tipo bibliográfico, de abordagem qualitativa. Utilizou – se a análise de conteúdo temática na perspectiva da história oral de vida. Os dados foram coletados em junho de 2018, por meio de entrevista filmada e gravada. Resultados: O registro eficaz e bem construído da memória do movimento estudantil de enfermagem na EEAP e a memória social do depoente trouxe o contexto político das décadas relatadas, abrangendo a conjuntura universitária, definindo e delineando novas estratégias que podem ser adotadas pelos estudantes nos embates e enfrentamentos presentes e futuros que surjam na sociedade brasileira.  Conclusão: O legado da trajetória de Walter Fernandes na atualidade reforça a participação dos estudantes nas rearticulações e soluções possíveis dos impasses, dentre outras demandas.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andrea de Sant'ana Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Enfermeira. Membro do Laboratório de Pesquisa em História de Enfermagem (LAPHE/EEAP/UNIRIO). Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro - RJ - Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3227-9802

Luiz Henrique Chad Pellon, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor e Mestre em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP/UNIRIO). Professor Adjunto. Departamento de Enfermagem em Saúde Pública. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro - RJ - Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3346-9887

Margarida Maria Rocha Bernardes, Escola Nacional de Guerra

Enfermeira. Bióloga. Pós Doutora em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora. Escola Nacional de Guerra. Ministério da Defesa. Rio de Janeiro - RJ - Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2849-413X

Fernando Rocha Porto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Historiador. Pós Doutor em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado. Departamento Materno Infantil. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro - RJ - Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2880-724X

References

Bellato R, Pereira WR. Nursing: from the culture of subservience to the culture of solidarity. Texto contexto - enferm [online] 2006 [cited 2018 jun 16]; 15(1): 17-25. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n1/a02v15n1.pdf

Brado Retumbante. Movimento Estudantil. Portal Brado Retumbante [internet]. 2018 [cited 2018 Ago 05]. Available from: http://www.bradoretumbante.org.br/historia/movimento-estudantil.

Brasil. Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968. Dispõe sobre a Constituição de 24 de janeiro de 1967 e as Constituições Estaduais. Brasília; 1968. [cited 2018 nov 20]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/AIT/ait-05-68.htm.

Meihy JCSB. Manual de história oral. 2 ed. São Paulo: Loyola; 1998.

Pinsky CB, organizadores. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto; 2005.

Santos, AP, Cerqueira E A. Ensino superior: trajetória histórica e políticas recentes. In: IX Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária no Brasil e América do Sul; 2009 nov 25-27; Florianópolis (SC), Brasil. Florianópolis: UFSC; 2009. p. 1-17.

Minayo MCS, organizadores. Pesquisa Social: Teoria, métodos e criatividade. 21ª ed. Petrópolis: Vozes; 2002.

Meihy JCSB. Manual da História Oral. 5 ed. São Paula: Loyola; 2005.

Brasil. Resolução nº 510, de 2016. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília; 2016.

Ray, D. Aspirations, poverty and economic change. Nova York: New York University; Instituto de Analisis Economico (CSIC); 2002.

Bourdieu P. Razões Práticas sobre a Teoria da Ação. São Paulo: Papirus; 1997.

Bourdieu. P. A economia das trocas simbólicas. 5 ed. São Paulo: Perspectiva; 1998,

Bourdieu P. Contrafogos 2: por um movimento social europeu. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 2001.

Bourdieu P. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2001.

Bourdieu, P. Gostos de classe e estilos de vida. In: Ortiz, R, organizadores. Pierre Bourdieu: sociologia São Paulo: Ática; 1983

Published

2021-05-13 — Updated on 2021-06-01

Versions

How to Cite

1.
Oliveira A de S, Pellon LHC, Bernardes MMR, Porto FR. Walter Fernandes’ trajectory in the academic center of Alfredo Pinto Nursing School (1968-1971) / Trajetória de Walter Fernandes no centro acadêmico da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (1968-71). Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2021Jun.1 [cited 2024Nov.22];13:362-70. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8830

Issue

Section

Review

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.

Plum Analytics