Walter Fernandes' trajectory in the academic center of Alfredo Pinto Nursing School (1968-1971) / Trajetória de Walter Fernandes no centro acadêmico da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (1968-71)
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.8830Palavras-chave:
História da Enfermagem, Enfermagem, Estudante, Ativismo político, Liderança.Resumo
Objetivo: Analisar a trajetória acadêmica de Walter Fernandes enquanto ativista do movimento estudantil na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP). Método: estudo descritivo, do tipo bibliográfico, de abordagem qualitativa. Utilizou – se a análise de conteúdo temática na perspectiva da história oral de vida. Os dados foram coletados em junho de 2018, por meio de entrevista filmada e gravada. Resultados: O registro eficaz e bem construído da memória do movimento estudantil de enfermagem na EEAP e a memória social do depoente trouxe o contexto político das décadas relatadas, abrangendo a conjuntura universitária, definindo e delineando novas estratégias que podem ser adotadas pelos estudantes nos embates e enfrentamentos presentes e futuros que surjam na sociedade brasileira. Conclusão: O legado da trajetória de Walter Fernandes na atualidade reforça a participação dos estudantes nas rearticulações e soluções possíveis dos impasses, dentre outras demandas.
Downloads
Referências
Bellato R, Pereira WR. Nursing: from the culture of subservience to the culture of solidarity. Texto contexto - enferm [online] 2006 [cited 2018 jun 16]; 15(1): 17-25. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v15n1/a02v15n1.pdf
Brado Retumbante. Movimento Estudantil. Portal Brado Retumbante [internet]. 2018 [cited 2018 Ago 05]. Available from: http://www.bradoretumbante.org.br/historia/movimento-estudantil.
Brasil. Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968. Dispõe sobre a Constituição de 24 de janeiro de 1967 e as Constituições Estaduais. Brasília; 1968. [cited 2018 nov 20]. Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/AIT/ait-05-68.htm.
Meihy JCSB. Manual de história oral. 2 ed. São Paulo: Loyola; 1998.
Pinsky CB, organizadores. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto; 2005.
Santos, AP, Cerqueira E A. Ensino superior: trajetória histórica e políticas recentes. In: IX Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária no Brasil e América do Sul; 2009 nov 25-27; Florianópolis (SC), Brasil. Florianópolis: UFSC; 2009. p. 1-17.
Minayo MCS, organizadores. Pesquisa Social: Teoria, métodos e criatividade. 21ª ed. Petrópolis: Vozes; 2002.
Meihy JCSB. Manual da História Oral. 5 ed. São Paula: Loyola; 2005.
Brasil. Resolução nº 510, de 2016. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília; 2016.
Ray, D. Aspirations, poverty and economic change. Nova York: New York University; Instituto de Analisis Economico (CSIC); 2002.
Bourdieu P. Razões Práticas sobre a Teoria da Ação. São Paulo: Papirus; 1997.
Bourdieu. P. A economia das trocas simbólicas. 5 ed. São Paulo: Perspectiva; 1998,
Bourdieu P. Contrafogos 2: por um movimento social europeu. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 2001.
Bourdieu P. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; 2001.
Bourdieu, P. Gostos de classe e estilos de vida. In: Ortiz, R, organizadores. Pierre Bourdieu: sociologia São Paulo: Ática; 1983
Publicado
Versões
- 2021-06-01 (2)
- 2021-05-13 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.