CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO BRASILEIRO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores/as

  • Aline Corrêa de Araujo
  • Maria Cristina Sanna Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palabras clave:

Educação em Enfermagem, Ciências Humanas, Bibliometria

Resumen

INTRODUÇÃO: A Disciplina da Enfermagem iniciou seu reconhecimento enquanto ciência a partir de 1950, tendo o cuidado como objeto de estudo. Trata-se de cuidar de seres humanos como individualidades complexas, na dimensão familiar e enquanto parte de grupos sociais e de sociedades históricas. Essa disciplina tem suas bases nas ciências biológicas, majoritariamente, e também nas ciências sociais. Agrupar estudos que se dedicam a elucidar a importância da ciências humanas e sociais na formação de  enfermeiros foi a intenção deste estudo. OBJETIVO: Fazer uma análise bibliométrica de publicações sobre assuntos que envolvam as Ciências Humanas e Sociais na formação do enfermeiro brasileiro. MÉTODOS: Foi feita a busca de trabalhos científicos por meio de BVS, selecionados os artigos que estivessem em conformidades com os critérios pré-estabelecidos pelas autoras, armazenados em bancos de dados do Excel e analisado seus achados. RESULTADOS: O assunto escolhido apresentou discreta relevância para investigação dos currículos da graduação de enfermagem e suscitar discussões a partir, principalmente dos anos 1990, com considerável número de autores, porém com reduzida produção científica. CONCLUSÃO: As ciências humanas e sociais nos currículos de graduação de enfermagem ainda está em processo de idealização, demonstrando fragilidade na formação do enfermeiro brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Corrêa de Araujo

Enfermeira, graduada pela Unifesp em 2008. Atualmente trabalho no hospital São Paulo. Candidata a mestrado pela Escola Paulista de Enfemagem.

Publicado

2010-12-14

Cómo citar

1.
Araujo AC de, Sanna MC. CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO BRASILEIRO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14 de diciembre de 2010 [citado 21 de noviembre de 2024];. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1077

Número

Sección

Revisão Sistemática de Literatura

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Plum Analytics