PROFILE AND IDENTIFICATION OF NURSING DIAGNOSES OF NEWBORNS WITH CONGENITAL HEART DISEASE
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i4.3118-3124Palabras clave:
Recém-nascido, Cardiopatias congênitas, Diagnóstico de Enfermagem.Resumen
OBJETIVO: Caracterizar o perfil e os diagnósticos de enfermagem do neonato com cardiopatia congênita.
MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e retrospectivo. Foram analisados 46 prontuários de neonatos internados no período de novembro de 2000 a dezembro de 2008.
RESULTADOS: a maioria era do sexo masculino (61%), com idade média de 15,5dias,as patologias mais prevalentes foram Comunicação interatrial (48%), Persistência do Canal Arterial (33%) e Comunicação interventricular (30%). Os diagnósticos de enfermagem prevalentes foram: risco para diminuição do débito cardíaco (91,3%) e insaturação arterial periférica (80,4%).
CONCLUSÃO: conhecer as características do neonato com doença cardíaca congênita favorece a prestação da assistência de enfermagem direcionada pelos diagnósticos de enfermagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.