ENSINO DA METODOLOGIA DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A GRADUAÇÃO

Autores/as

  • Luciana Barizon Luchesi Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Wellington Mendonça de Amorim Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO
  • Fernando Porto Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25p

Palabras clave:

Enfermagem, História da Enfermagem, Ensino.

Resumen

Objetivou-se a identificação do impacto da utilização de uma estratégia pedagógica para o ensino de metodologia de pesquisa em História da Enfermagem em um Curso desenvolvido para estudantes de graduação em Enfermagem. Trata-se de estudo descritivo, de natureza quantitativa, que teve como fonte de dados um questionário auto-aplicável com questões fechadas e abertas e uma redação elaborada pelos alunos de Enfermagem ao final do Curso sobre a percepção dos mesmos acerca da importância do estudo da História da Enfermagem. Dentre os participantes do curso 33,3% participaram do estudo. Concluiu-se que o curso foi bem sucedido na avaliação dos estudantes, contribuindo para o amadurecimento profissional, científico e cultural dos mesmos, houve demonstração de introjeção de conceitos presentes na literatura científica e apresentou, ainda, como impacto a produção de cinco micro-projetos de pesquisa e a consolidação de um laboratório de estudos interinstitucional. Descritores: Enfermagem, História da Enfermagem, Ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Barizon Luchesi, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (EERP-USP). Líder do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE), Membro do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem LAPHE-UNIRIO. www2.eerp.usp.br/laeshe, luchesi@eerp.usp.br.

Wellington Mendonça de Amorim, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO

Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Enfermagem - Mestrado, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO, Vice-Líder do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE) e Membro do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem – LAPHE, amorimw@oi.com.br

Fernando Porto, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO

Pós-doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP; Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO; Membro do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem – LAPHE e do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE), ramosporto@openlink.com.br

Publicado

2009-12-28

Cómo citar

1.
Luchesi LB, de Amorim WM, Porto F. ENSINO DA METODOLOGIA DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A GRADUAÇÃO. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28 de diciembre de 2009 [citado 23 de diciembre de 2024];1(2). Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/480

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics