The Japanese Scalp Acupuncture as an Instrument for Non- Specific Pain Treatment in Health Professionals / A Craniopuntura Japonesa como Instrumento para o Tratamento da Dor não Específica em Profissionais de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.594-598Palabras clave:
Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Terapias Complementares, Acupuntura.Resumen
Objetivo: Caracterizar a técnica de craniopuntura japonesa como instrumento para o tratamento da dor não específica em profissionais de saúde. Método: Estudo do tipo antes e depois. O cenário foi uma instituição pública de saúde, de assistência em nível primário. O processo de coleta dos dados ocorreu por um período de 4 semanas, totalizando 8 sessões. Foi utilizada a Escala Visual/verbal Numérica antes e após a sessão. Os dados foram analisados com auxílio do programa Bioestat 5.3. Resultados: Foi composto por 7 sujeitos, aproximadamente 41% do total dos profissionais da equipe que compõem o cenário do estudo. A técnica de craniopuntura japonesa auxiliou na redução da dor (p=0,009) em 100% dos participantes deste estudo. Conclusão: A craniopuntura japonesa foi eficaz em todas as sessões, na redução da dor não específica dos sujeitos do estudo.
Descritores: Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Terapias Complementares, Acupuntura.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.