APPLICABILITY AND EFFECTIVENESS OF INTRODUCTORY COURSE FOR NURSING: THE EXPERIENCE OF MOTHERHOOD

Wilma Rodrigues Ferreira Guedes, Alusca Carlene Batista Pereira, Karla Fernandes de Albuquerque, Zaira Verissimo de Aguiar, Leila Rangel da Silva, Maria Aparecida L Nascimento

Resumo


Curso Introdutório para Ações Assistenciais de Enfermagem de Média e Alta Complexidade realizado com os discentes do Curso de Enfermagem. Objetivo: analisar a aplicabilidade e eficácia como ferramenta de avaliação no processo ensino-aprendizagem-prática. O curso teve duração de uma semana e resgatou o cuidado de enfermagem em unidades hospitalares. A atuação do aluno no campo de prática na atenção à parturiente, puérpera e recém-nascidos foi avaliada uma semana após o curso.  A maioria dos alunos apresentou  uma boa atuação prática frente ao processo de parir; assim como, facilidade no manejo de aspectos clínicos relacionados ao parto e puerpério, traçando plano de cuidados, bem como uma atenção diferenciada foi dispensada aos recém-nascidos. O curso mostrou-se aplicável e eficaz a partir de um entendimento do aluno, frente às diversas situações de promoção e assistência à Saúde, possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício profissional.


Palavras-chave


educação em enfermagem; educação baseada em competências; educação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v4.1709 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.

O atendimento telefônico da secretaria funciona de 06:00 as 09:00, de segunda a sexta feira.

 

        

Crossref Metadata User Badge
SCImago Institutions Rankings